Frases para lembrar:

"Tudo antes de ser fácil é difícil."

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CONCURSO DE ASSESSORAMENTO ÀS COMISSÕES LEGISLATIVAS DA ALERJ É ANULADO

Após muita espera pelos candidatos do resultado oficial e da lista de classificação, o concurso público promovido pela CEPERJ para cargo de assessoramento às comissões legislativas da ALERJ foi anulado. Primeiramente, somente o cargo de taquigrafia teria sido anulado por suspeitas de fraude. 
A prova de seleção foi realizada no dia 6 de novembro de 2011 e o concurso de taquigrafia, desde então, já tinha sido anulado de plano.
Ocorre que o concurso continuou a valer para os demais cargos e os candidatos que concorriam para o outro cargo (assessoramento às comissões) seguiam na expectativa. O cronograma do edital publicado continuou a seguir e os candidatos tiveram que se dirigir à sede da Ceperj, localizada em frente ao Rio Sul, para interporem os recursos impugnando as questões da prova objetiva.
A resposta aos recursos e o resultado com as notas de todos os candidatos, conforme previsto no cronograma, foi liberado ontem e divulgado no site da Folha Dirigida. No site da Ceperj era possível o candidato visualizar seu cartão resposta e a pontuação atingida.
O primeiro lugar na classificação pontuou 63 acertos em 70 questões, o que equivale a 90% da prova. 
No entanto, para a "surpresa" de muitos candidatos que teriam sido aprovados com pura meritocracia (incluindo eu), logo após a divulgação das notas, o Presidente da Alerj optou por anular o concurso para TODOS os cargos.
A pergunta que não quer calar é: por quê? Baseado em que foi anulado o concurso para o cargo de assessoramento às comissões?
Mais uma vez, é colocado em foco e é exatamente o que se quer discutir aqui, a credibilidade dos concursos públicos, das Instituições e das Bancas Examinadoras.
Aqueles que se dedicaram e conseguiram obter boas notas e uma possível classificação se vêem mais do que prejudicados, desapontados, indignados, insatisfeitos e desacreditados.
"Como se não bastasse a anulação repentina e no mínimo curiosa logo após a divulgação das notas oficiais, estaria a Alerj de algum modo tentando esvaziar o concurso ou favorecer um pequeno grupo de pessoas que não tiveram êxito nessa prova?" - indagam os candidatos.
Se a intenção da Alerj era de anular também a prova de assessoramento às comissões, por que não o fez logo de início assim como fora para o cargo de taquígrafo? Qual foi a suspeita de fraude nesse cargo? Vale lembrar que há uma prova prática para o cargo de taquígrafo, o que não ocorre no cargo de assessoramento às comissões.
Não há fraude! Pelo menos, até o presente momento, nem a CEPERJ nem a ALERJ souberam, de fato, informar o motivo da anulação da prova de assessoramento. O que demonstra mais descaso ainda por parte de ambas. 
Após diversas tentativas frustradas de obter uma resposta um tanto quanto convincente e esclarecedora por parte dos organizadores, seja a Ceperj, seja a Alerj, após diversos (diversos mesmo!) telefonemas não atendidos, após buscar alguma informação no sítio eletrônico da CEPERJ através de links quebrados que redirecionam a uma página com erro, só nos resta pensar, de fato, que mais uma vez fica caracterizado o evidente desinteresse por parte de alguns órgãos em realizar um processo de seleção de candidatos com lisura e de forma séria.
Lamentável...
Nisso tudo, uma certeza: concurseiro sofre!

Para acompanharem sobre o concurso em foco: http://discussao.net/alerj-2011#m15639924