Frases para lembrar:

"Tudo antes de ser fácil é difícil."

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Novamente a questão de cotas em concursos públicos

"Temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. As pessoas querem ser iguais, mas querem respeitadas suas diferenças. Acho que isso diz tudo. Essa cota simplesmente inferioriza os negros. É ridiculo pressupor que um negro que fez UERJ, uma faculdade excelente, é menos capaz que um branco que fez UNISUAM, pagando, e sem ir a aula..." (concordo plenamente!)

Então cadê a cota dos homossexuais e das mulheres que também sofrem preconceitos no mercado de trabalho? Ambos também foram muito desprivilegiados e sofrem preconceitos até hoje..

Cadê o sistema de cotas na política? Por que não fazem cotas para políticos negros e índios?


Se querem promover ações para os "desiguais", deveriam fazer melhorando e muito as escolas públicas, colocando-as no mesmo patamar das particulares.

Na verdade, as cotas seriam necessárias nas empresas privadas (assim como há um percentual mínimo de deficientes físicos, caso contrário a empresa é autuada) e tendo em vista o critério ser totalmente subjetivo. Porém, em concurso público, o critério deveria ser totalmente objetivo, ou seja, o melhor capacitado deveria ser classificado e não o mais escuro. 

Isso é mascarar a caótica situação educacional do Brasil e arranjar um meio de angariar votos.

Sou totalmente a favor de uma cota para deficientes, mas em 2011, querer falar em cotas para negros pois foram prejudicados com a escravidão que está abolida desde 1888 é demais!!!

Repito, se for pensar assim, deveria haver cota para mulheres e homossexuais! Cota para quem tem piercing e tatuagem.. cota pra quem sofreu bullyng na escola... cota pra soro positivo.. cota pra quem sofre de câncer, alzheimer... 
Cadê a cota na política?

LAMENTÁVEL!

VERGONHA BRASIL!

Para quem quiser acompanhar há duas ADINS em curso contra o sistema de cotas. 
As ADINs são: Contra o decreto 0027915-39.2011.8.19.0000 
Contra a Lei 0059568-59.2011.8.19.0000

Abaixo, matéria sobre a impugnação do sistema de cotas. 
Espero que a justiça seja feita!

"STF pode declarar inconstitucional lei do Estado do Rio de Janeiro que garante cota para negros e índios no concurso público
Ameaça para seleções do Rio


Supremo Tribunal Federal pode derrubar decreto que reserva vagas para negros e índios


Rio - O PSDB vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular o decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral, em junho, que reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros e índios. A polêmica posição contrária à política de cotas raciais ameaça novas seleções no Estado do Rio, uma vez que o decreto pode perder seu valor legal. Caso a decisão do STF seja favorável ao partido, a norma deixa de valer mesmo que já tenha sido publicada em edital, alertam especialistas.
A advogada Roberta Kaufmann é quem vai mover a ação em nome do partido. Ela costuma dizer que o sistema de cotas ofende o princípio da proporcionalidade. Procuradora de Justiça no Distrito Federal, já chegou a afirmar que as cotas favorecem a entrada de negros ricos nas universidades e estimulam uma discriminação reversa.
Publicado na última sexta-feira, o edital do MPE-RJ (Ministério Público do Estado do Rio) foi o primeiro do estado que apresentou vagas reservadas a negros e índios.
Estudante, Jefferson Espíndola, 26, diz que o meio de contornar a desigualdade racial deveria ser pautado na valorização salarial do professor em sala de aula: “Temo que esconda a importância de se investir na educação”.
Sem unanimidade
Autor de lei que favorece deficientes físicos no Rio e ativista tucano, o deputado federal Otávio Leite declarou que é a favor das cotas raciais. Leite, entretanto, destaca que deve haver exigência de nota mínima: “É preciso que haja aferição concreta da aptidão do concursado”, diz.
Situação social
O decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral em junho mostra a necessidade de se modificar a situação social do negro no serviço público. Foi o que disse, na ocasião, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros.
Igualdade de raças
A ministra-chefe da Seppir declarou, na época, que a adoção de ações afirmativas na esfera estadual, aliada aos programas sociais desenvolvidos a partir das Upps (Unidades de Polícia Pacificadora), colocava o Rio na vanguarda dos movimentos rumo à igualdade racial.
Brecha para ações
Para o advogado Sérgio Camargo, especialista em Direitos Humanos, a decisão do PSDB é equivocada: 'Tem que haver a inserção de negros e índios nas instituições públicas'. Camargo, no entanto, reconhece que a política de cotas raciais pode abrir brecha para ações na Justiça. "


Fonte: "O Dia Online", em 06/09/11, às 01:26, horário de Brasília

Um comentário:

  1. Parabéns Caroline pela iniciativa de criar um blog. Desejo muito sucesso nessa sua nova empreitada.

    Monique Muniz - www.concurseiranet.com

    ResponderExcluir